Ads 468x60px

15/05/2012

Pitaya!


A pitaya é uma fruta exótica da família Cactaceae e proveniente do continente americano, sendo encontrada principalmente na região mexicana. É comercializada mundialmente e desenvolve-se em regiões de clima ameno a quente com boa irrigação.
 
É conhecida como fruta-do-dragão, em função de sua casca irregular e seus gomos escamosos. Seu tamanho é de até 10cm, com peso de 200 a 600 gramas. Pode ser encontrada nas cores amarelo ou vermelho intensos na parte externa e vermelho ou branco translúcidos na parte interna, com sementes pretas na polpa. 
 
Seu consumo ainda não é muito difundido no Brasil. Porém, ela é cultivada aqui desde a década de 90 em São Paulo e na região noroeste, principalmente. 
 
A Pitaya tem sabor adocicado e consistência gelatinosa. Pode ser consumida in natura, mas também pode ser utilizada na gastronomia como ingrediente de geleias, saladas, iogurtes, tortas, doces, refrescos, dentre outros. Na hora de escolher, opte pelas frutas com coloração acentuada e cascas sem lesões.
 
É uma fruta pouca calórica! Possui carboidrato, pequena quantidade de proteínas, lipídios e fibras, é rica em vitaminas e minerais, como vitamina C, cálcio, potássio e sódio. Os micronutrientes são essenciais para o bom funcionamento do corpo, pois regulam desde o metabolismo até a saúdeestética (pele, cabelos e unhas).
 
Vale ressaltar que, assim como todas as outras frutas, a pitaya não contém colesterol, uma vez que este nutriente é encontrado somente em alimentos de origem animal.
 
O período da safra é de dezembro a maio. Essa informação é importante, porque nessa época o valor comercial da fruta é menor, facilitando o acesso.


Para conhecer o valor nutricional da fruta, clique aqui.


Escrito por: Apoena Mendonça!

0 comentários: