Ads 468x60px

21/11/2011

Pepino!

Nome científico: Cucumis sativus

É largamente consumido na culinária brasileira em sua forma in natura, como salada, principalmente em rodelas ou cubos pequenos. Porém, também pode ser consumido em sopas frias e na forma de conserva, conhecido como picles. Pode ser consumido com ou sem a casca, desde que esta seja bem higienizada.


Entretanto, muitas pessoas deixam de consumir a hortaliça porque acreditam em mitos, tais como: "pepino é indigesto", "pepino faz mal com manga ou leite, etc". Não passam de crendices, desde que bem mastigado e não consumido com exagero.

Existem meios de saber se a hortaliça está no ponto. Dentre essas estão: a casca fica lustrosa, firme e bem verde. Outra alternativa é bater no centro do fruto e o som não deverá ser oco. Um dica interessante é que quanto mais reto o pepino, menos amargo será.


O pepino apresenta sabor característico e possui poucas calorias, em função de seu maior componente ser a água. Possui pequenas quantidades de vitaminas e minerais, como vitamina C, potássio e cálcio, os quais se concentram na casca. Vale ressaltar que é isento de colesterol, visto que trata-se de um nutriente presente somente em alimentos de origem animal.




Para acessar a matéria completa, clique aqui.


Escrito por: Apoena Mendonça.

0 comentários: