Ads 468x60px

26/03/2011

Nutrição X Nutrologia X Endocrinologia

Várias pessoas confundem a função destes profissionais. Tentarei aqui clarear um pouco as idéias.

Para receber o título de nutricionista, é necessário graduação de 4 a 5 anos no curso de Nutrição. Esse profissional pode atuar em: Clínica (Consultório, Hospital, Home Care, Personal Dieter, Personal Baby, Creche), Esportiva (Consultório, Academias, Clubes Desportivos), Saúde Pública (Ambulatórios, Grupos de prevenção e tratamento de enfermidades, Estratégia Saúde da Família - ESF), Alimentação Coletiva (Restaurantes, Hotéis, Escolas, Empórios e qualquer serviço que forneça alimentos e refeições), Marketing (Promoção de alimentos e suplementos, Esclarecimento sobre alimentos e suplementos em pontos de venda), Indústria (Pesquisa e Desenvolvimento de produtos, Controle de qualidade) e Docência (Universidades, Supervisão de estágio em qualquer uma das áreas de atuação). Ele pode atuar como Funcionário, Consultor ou Assessor e, em conjunto com outros profissionais, tais como: gastrônomos, psicólogos, médicos, enfermeiros e educadores físicos. É super importante ressaltar que o nutricionista pode atuar em mais de uma área em um mesmo local, por exemplo: em uma creche, ele pode fazer o cardápio (Alimentação Coletiva) e fazer o atendimento nutricional das crianças (Clínica). Um nutricionista prescreve dieta individualizada para indivíduos saudáveis ou enfermos, atentando-se para a necessidade de cada paciente. Pode suplementar nutrientes caso seja necessário, mas o foco é o alimento. Esse profissional está voltado para a promoção, manutenção e recuperação da saúde dos pacientes e preocupa-se com as preferências, o poder aquisitivo, o acesso, dentre outros quesitos.

A Nutrologia é um ramo da Medicina, que se preocupa em estudar, pesquisar e avaliar os nutrientes nos alimentos, na alimentação e no nosso organismo, tanto em condições de saúde como de doença. Os nutrólogos assumem um papel importante na redução de risco de doenças crônicas não-transmissíveis que figuram entre as principais causas de morte nos dias de hoje, como a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e o câncer. As áreas de atuação reconhecidas são: Nutrição Enteral e Parenteral para crianças e adultos e, Nutrologia Pediátrica. Os médicos devem fazer Residência em Nutrologia com duração de 2 anos, sendo que esta tem pré-requisito de 2 anos de Residência em Clínica Médica ou Cirúrgica. O título de especialista é obtido através de currículo + aprovação na prova de título de especialista.
Endocrinologia é uma especialidade médica que investiga os transtornos das glândulas endócrinas (que secretam hormônios no sangue). Um endocrinologista tem a função de: tratar o câncer, a obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratar e acompanhar pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas à deficiência ou ao excesso de suco gástrico. Os médicos devem fazer, no mínimo, 1 ano de Residência em Clínica Médica e 2 anos de Residência em Endocrinologia. O título de especialista é obtido através de currículo + aprovação na prova de título de especialista.

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Parabéns pelos esclarecimentos! Muita gente pergunta mesmo...

Laila Biancardini disse...

Ótimo!!! =)