Ads 468x60px

17/03/2011

Importância das FIBRAS!

Quem nunca ouviu falar nas famosas fibras?! Mas infelizmente, a maioria das pessoas não fazem noção de sua devida importância!

As fibras são substâncias de origem vegetal, as quais não são nem digeridas e nem absorvidas no nosso organismo. Não fornecem calorias e proporcionam sensação de saciedade (pois retardam o esvaziamento gástrico), auxiliando no controle de peso. Elas são capazes de reduzir o nível de glicose e colesterol sanguíneos e ainda, interferem no trânsito intestinal.

Temos dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As insolúveis aumentam o bolo fecal e estimulam o bom funcionamento intestinal, evitando a constipação. Ex.: verduras, farelo de trigo e cereais integrais. E as solúveis, que retardam a absorção de glicose, proporcionam maior saciedade, reduzem o colesterol sanguíneo e ainda, protegem contra o câncer de intestino. Ex.: frutas, verduras e leguminosas.

Vale lembrar que as frutas e verduras devem ser consumidas in natura e com as cascas, quando possível, a fim de favorecer a oferta de fibras.

Para indivíduos saudáveis, o ideal é consumir de 20 a 30g de fibras por dia. Entretanto, elas devem ser prescritas por seu nutricionista, visto que em excesso podem comprometer a absorção de alguns nutrientes (como por exemplo, o zinco e o ferro) e ainda, causar desconfortos.

A ingestão de água é fundamental para que as fibras possam entrar em ação!

0 comentários: