Ads 468x60px

18/06/2012

Culinária junina!


A festa junina recebeu este nome por acontecer no mês de junho! Teve origem em países católicos da Europa e consiste em uma homenagem a três santos: Santo Antônio, São Pedro e São João. A festa se inicia no dia 12 e se estende até 29 de junho e segundo os historiadores, foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.
O Santo Antônio é conhecido como santo casamenteiro, e por isso, nas danças de quadrilha sempre têm um casal de noivos, além de outras tradições. O lugar onde ocorrem os festejos juninos é chamado de arraial, onde há barracas ou um galpão adaptado para a festa.
A festividade brasileira possui características particulares, mas grandes influências externas, como por exemplo a dança das quadrilhas que são herança francesa, e os fogos de artifício, que é tradição chinesa, caracterizando miscigenação das culturas. Ainda existem as músicas, as brincadeiras e outras tradições, como os trajes característicos, as bandeirinhas, a fogueira, os leilões e os bingos.

Assim como qualquer outra comemoração, a festa junina é marcada por suas comidas típicas. Como ocorre na época da colheita do milho, grande parte dos pratos são à base deste alimento, tais como: pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz,pipoca, bolo de milho, dentre outros.
Além destes, ainda são servidos arroz doce, bolo de amendoim, mané-pelado, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cachorro-quente, paçoquinha, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
Por fim, apesar da grande fartura característica da festa, a culinária junina é muito calórica! Nesse sentido, aproveite a festa, mas aprecie os alimentos com moderação!


Escrito por: Apoena Mendonça!

0 comentários: