Ads 468x60px

12/03/2012

Conhecendo a dieta vegetariana!

Você sabia que existem quatro tipos de vegetarianos? É isso mesmo. Eles são divididos de acordo com o consumo de produtos de origem animal e quanto mais restritiva for, maiores podems ser os prejuízos nutricionais. São eles:
  • Vegans: excluem todos os alimentos de origem animal;
  • Lactovegetarianos: excluem as carnes e os ovos;
  • Ovolactovegetarianos: excluem somente as carnes;
  • Semivegetarianos: excluem somente as carnes vermelhas.
Uma pessoa pode se tornar vegetariana por inúmeros motivos, tais como: acreditar que é uma dieta mais saudável, por crenças religiosas, considerações econômicas ou simplesmente, por razões éticas ou ambientais.
 
Assim como tudo na vida, o vegetarianismo tem seus prós e contras. Ela pode sim ser uma dietasaudável e já temos inúmeros estudos que comprovam que ela reduz os índices de doenças crônicas não-transmissíveis. Só que para isso, é necessário que seus adeptos façam acompanhamento com nutricionista e médico.

Por outro lado, caso não haja acompanhamento, essa dieta pode acarretar algumas doenças, conhecidas como carências nutricionais. Isso porque ela é insuficiente em alguns nutrientes importantes, como: proteína, ferro, cálcio e vitamina B12 principalmente e, ainda, é rica em componentes que atrapalham a biodisponibilidade desses nutrientes, conhecidos como fatores antinutricionais.
 
Cabe ao nutricionista adequar a dieta, inserindo outros alimentos que possam ajudar a suprir as necessidades desses nutrientes ou até mesmo prescrever suplementos, caso seja necessário. Isso auxiliará na prevenção ou tratamento das carências nutricionais, promovendo a saúdedos adeptos da dieta.

Já o médico, entra com a suplementação em doses medicamentosas! Estas são necessárias quando o paciente faz a dieta por muito tempo sem acompanhamento.
 
Vale ressaltar que uma dieta vegetariana pode ser saudável, desde que tenha acompanhamento profissional. O nutricionista é o único profissional capacitado a cuidar da alimentação e uma dieta bem planejada pode maximizar os benefícios e minimizar os malefícios do vegetarianismo.


Escrito por: Apoena Mendonça!

1 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Adorei, Apoena. Tenho uma amiga ovolacto que também me ensina umas coisas bem legais... Bjo!