Ads 468x60px

19/09/2011

Saiba um pouco mais sobre o Arroz!

Nome cietífico: Oryza rufipogon

Originário na Ásia, o arroz branco é uma planta herbácea pertencente à família das gramíneas. A planta pode medir entre 30cm a 1,80m de altura, é lisa e tem pontos de flores e hastes verdes e compridas.

É largamente difundido na culinária de todo o mundo e é alimento típico da mesa do brasileiro. Sudivide-se em três tipos de processamento: o arroz branco polido, o integral e o parboilizado, sendo utilizado das mais diversas formas, como arroz puro, com castanhascom legumescom carne, dentre outras.

O arroz polido é obtido a partir do grão integral, através de máquinas que provocam o atrito dos grãos. É o mais consumido deles e possui coloração branca.


O arroz integral é demovido da casca protetora. Possui maiores quantidades de fibras, quando comparado com os demais. Possui coloração levemente amarelada.


O arroz parboilizado é resultado de um processo que consiste em três operações: maceração, tratamento pelo vapor e secagem do arroz em casca, antes do beneficiamento. E devido a este processo, este arroz rende mais, fica mais solto quando cozido e apresenta diferenças na cor, no aroma e no sabor.

Normalmente, o plantio do arroz ocorre nos meses de outubro a janeiro, e a colheita, nos meses de março a maio. Em seguida, é armazenado para secagem até atingir umidade de 12% para então ser comercializado.

Os grãos do arroz são comercializados de duas maneiras, o inteiro e o canjicão. Isso é o que o diferencia em tipo I, II e III. O tipo I pode conter uma quantidade máxima de 10% de canjicão, o tipo II 20% e o tipo III 30%. Ainda existe a quirera, que é utilizada na fabricação de ração animal e fermentação da cerveja.

O arroz é um grão rico em carboidrato, mas contém quantidades menores de proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras. O que contém maior quantidade de carboidrato é o polido, seguido do integral e parboilizado. Quanto às fibras, o integral possui maior quantidade, seguido do parboilizado e polido. Vale ressaltar que nenhum deles possui colesterol, visto que trata-se de um nutriente presente somente em alimentos de origem animal.


Para acessar a matéria e o valor nutricional, clique aqui.

Fonte: Portal Nutrição em Foco!
Escrito por: Apoena Mendonça!

0 comentários: