Ads 468x60px

19/04/2011

Petit Gateau: sobremesa de dar água na boca!

Você sabe o que é um Petit Gateau? Nada mais é do que um pequeno bolo de chocolate de casca crocante e recheio cremoso. Mas atualmente, com o intuito de diversificar e aperfeiçoar, já existem outros sabores, tais como doce de leite, frutas vermelhas, goiabada, outras frutas, bebidas alcoólicas e até mesmo, sabores salgados.

Sua história não é muito reconhecida, mas dizem que ele surgiu ao acaso em uma cozinha francesa, quando alguém aqueceu demais o forno e retirou os bolinhos antes de tempo. É, essa pessoa não sabia que sua invenção viraria uma tentação irresistível e seria conhecida mundialmente!

Na gastronomia, o Petit Gateau é servido quente e normalmente é acompanhado de sorvete de creme e caldas.

É super fácil fazer um Petit Gateau, porém é necessário saber duas coisinhas:
  • Quanto mais homogênea a massa, melhor o resultado: é preciso bater bastante a massa e misturar bem os ingredientes
  • O forno deve estar na temperatura máxima para assar os bolinhos e deve ser pré-aquecido: isso propicia crocância por fora e cremosidade por dentro
Os bolinhos são assados em formas individuais e é interessante padronizar o tamanho deles. Normalmente, o tamanho varia de 7 a 9cm de diâmetro e 5cm de profundidade.


Para não deixar o Petit Gateau passar do ponto, você pode assar uma forminha sozinha para contabilizar o tempo gasto e em seguida assar o restante, ou mesmo, ficar atento à massa enquanto ela assa. Quando estiver no ponto ideal, as bordas da massa estarão altas com uma depressão escura no meio.

Como o mercado está sempre sendo inovado, hoje eles já podem ser comprados congelados e serem aquecidos no micro-ondas por em média, 22 segundos.

O Petit Gateau é uma sobremesa muito apreciada, porém deve ser consumida com moderação! É muito calórica, por ser rico em açúcar e gordura, principalmente quando acompanhado com sorvete. Mas uma "escapadinha" de vez em quando, vale a pena!


Escrito por Apoena Mendonça!

1 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Nossa, bom demais... Esse comentário é prá dizer que esta sobremesa dispensa comentários, rsrs...