Ads 468x60px

21/02/2011

Tomate!

Embora muitos denominem o tomate como hortaliça ou legume, ele é um fruto. Largamente utilizado na gastronomia, pode ser consumido como salada ou em qualquer preparação, enriquecendo o prato com sua cor e sabor. Ele se apresenta em 5 tipos mais comuns: Santa Cruz, Caqui, Saladete, Italiano e Cereja.


Santa Cruz

Caqui
Saladete

                                                                           Italiano


Cereja


Informação Nutricional:
100g corresponde a uma unidade média

Tomate
Qtde (kcal)
Carboidrato (g)
Proteína (g)
Lipídio (g)
100g
21
4,65
0,85
0,33

 
Tomate
Vit C (mg)
Cálcio (mg)
Ferro (mg)
Sódio (mg)
Potássio (mg)
Fibra (g)
100g
19,10
5
0,45
9
222
1,03



Em 1 kg de tomate tem aproximadamente 30 mg de licopeno, que é um potente antioxidante. Nosso corpo não é capaz de sintetizar o licopeno e por isso, deve ser oferecido através da dieta. A quantidade sugerida de ingestão varia de 4 a 35mg/dia. Sua função antioxidante está possivelmente associada à redução do risco da ocorrência de câncer e algumas doenças crônicas.

2 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Tomate combina com tudo! E lembrando que as fibras reduzem a biodisponiblidade do licopeno, por isso os molhos de tomate e catchup são boas fontes. Cozido, sem pele e sem semente, sobra a polpa concentrada pela cocção e com menos fibras.

Kamila disse...

Como disse a Dra. Ana Paula Pujol, as fontes de licopeno conferem um excelente efeito fotoprotetor. Quanto mais maduro o tomate maior é sua concentração em licopeno.