Ads 468x60px

23/04/2012

Alimentos diet!


Os produtos diet foram criados na década de 70, mas só tiveram aspersão 20 anos depois. É um mercado que tem crescido bastante, mas até hoje as pessoas desconhecem suas verdadeiras funções.
 
Diferentemente do que muitos pensam, os produtosdiet não são exclusivos para diabéticos e muito menos para quem quer emagrecer. São indicados para portadores de algumas enfermidades, que restringem algum ingrediente/nutriente.
 
Eles possuem redução drástica de um ou mais ingredientes, podendo ser isenção total ou presença máxima de 0,5g por 100g/mL de produto. Dentre estes ingredientes estão o açúcar, o sal, a lactose, o glúten, etc. Por isso, podem ser indicados para diabéticos, hipertensos, portadores de alergias ou intolerâncias alimentares, dentre outros.

Ainda nesse foco, esses produtos nem sempre são menos calóricos, visto que para compensar o nutriente retirado, na maioria das vezes utiliza-se outro para que o produto não perca a qualidade. Um bom exemplo é o chocolate diet, que não possui açúcar, mas tem mais gordura em sua composição para permanecer saboroso, não diferenciando muito nas calorias quando comparado com o tradicional.
 
Por isso, antes de consumir produtos diet é imprescindível se atentar para os rótulos, observando não só as calorias, mas também todos os ingredientes e suas respectivas quantidades e para saber também em qual ingrediente determinado alimento é diet.

Algumas receitas para experimentar: 
Arroz doce diet
Bolo de cenoura com cobertura de chocolate sem lactose
Bolo diet de frutas
Bolo prestígio sem glúten
Brigadeiro diet

0 comentários: