Ads 468x60px

12/05/2011

Conheça o Amaranto!

O amaranto é um alimento pouco conhecido no Brasil. Com o intuito de difundir o alimento, ele vem sendo empregado em preparações frequentemente consumidas pelos brasileiros. É comercializado na forma de flocos naturais, os quais podem ser ingeridos com frutas e iogurtes. Também pode ser utilizado na gastronomia como ingrediente de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e ainda, pode ser consumido como pipoca. Além disso, o grão pode ser consumido cru, processado ou moído (para ser ingerido como suspensão em água ou leite).

Por ser um alimento de alto valor nutritivo, sua farinha tem sido utilizada para enriquecer e fortificar cardápios de população de baixa renda e ainda é ótima alternativa para doentes celíacos, visto que o amaranto é isento de glúten. Outra vantagem da farinha é possuir sabor suave e não comprometer o sabor original das preparações.


O amaranto é caracterizado como alimento funcional, por sua capacidade de redução do níveis de colesterol sanguíneos. Em estudos in vitro e com modelos animais, foi comprovado que a proteína do amaranto é capaz de reduzir o colesterol plasmático, mostrando-se uma ótima opção de cereal já que as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são crescentes e já tomaram importância em Saúde Pública.

Para ler a matéria completa e consultar o valor nutricional do alimento, clique aqui.

Fonte: Portal Nutrição em Foco!
Escrito por Apoena Mendonça!

1 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

Vai funcionar, gastronomicamente falando, como uma quinua, não é?