Ads 468x60px

22/08/2011

Fondue: uma deliciosa preparação doce e salgada!

O fondue surgiu na Suíça, na época da Idade Média, como consequência do frio associado com a falta de mantimentos para os trabalhadores. Na época, produzia-se muito queijo, e com os restos que sobravam as pessoas produziam o fondue para se alimentarem e para mascarar o frio do inverno rigoroso, já que trata-se de uma preparação quente!

Apesar de ter sido criada por humildes trabalhadores suíços, é uma preparação refinada, já que geralmente seus ingredientes possuem preços elevados. Possui sabor forte e característico. A palavra fondue significa "derretido" e consiste em derreter o prato principal e mergulhar algum alimento no creme para se servir.
Os sabores mais conhecidos e consumidos são de queijo e de chocolate, sendo o de queijo considerado tradicional e pioneiro. Entretanto, ainda existem os de carne, caramelo e marshmallow, que surgiram conforme o desenvolvimento da gastronomia, bem como a demanda dos apreciadores.
No fondue de queijo, normalmente são os mais indicados: o queijo emmenthal, bel pease, cheddar, edam, gouda, gruyére, gorgonzola e provolone, lembrando que deve-se sempre misturar o queijo escolhido com emmenthal ou gruyére. Então, após derreter a mistura de queijos com os condimentos em um recipiente próprio, mergulha-se pedaços de pão no creme e serve-se.
Já no fondue de chocolate, geralmente utiliza-se chocolate ao leite e meio amargo para formar o creme. os alimentos escolhidos para acompanhar são as frutas. A mais consumida neste caso é o morango, mas também pode ser a uva, banana ou qualquer outra de sua preferência que não desmanche ao ser imersa no chocolate.
Vale ressaltar que é uma preparação muito saborosa, mas não deve ser consumida com frequência, visto que é rica em calorias e pode auxiliar no ganho de peso. Mas aquela "escapadinha" de vez em quando, vale a pena, principalmente com o tempinho frio, a combinação perfeita para o fondue!
Escrito por: Apoena Mendonça.

1 comentários:

Nut. Juliana Tolêdo disse...

É muito bom, não é? Ainda mais nesse friozinho que fez ontem...