Ads 468x60px

29/03/2012

Balão intragástrico: conceitos e aplicações!

O balão intra-gástrico (BIG) consiste em uma prótese fechada de silicone, colocada no estômago por via endoscópica e sob sedação profunda. É considerada como uma importante terapêutica transitória no doente obeso, principalmente no subgrupo mórbido. Para colocar o BIG, o paciente precisa do aval médico, nutricional e psicológico (CARVALHO e cols., 2011).
  
Preenche uma capacidade do estômago, entre 450 a 700 mL, definida pelo médico gastroenterologista, consoantemente com a anatomia do paciente. Por isso, induz sensação de plenitude gástrica e de saciedade, reduzindo a ingestão alimentar e contribuindo para a aquisição de novos hábitos. É utilizado para a obtenção de redução ponderal pré-cirúrgica, de forma a reduzir os riscos anestésico-cirúrgicos e o período máximo de permanência recomendado é seis meses, durante o qual se estima uma redução de 13 a 20 kg e de 5-9 kg/m² de IMC, podendo variar de um paciente para outro (ALMEIDA e cols., 2006; BISPO e cols., 2008; CARVALHO e cols., 2011).

Além da perda ponderal, há também melhoria do perfil metabólico e alterações na concentração das hormonas reguladoras do apetite, que são também transitórias. Contudo, é sabido que 25-40% dos doentes tratados com BIG têm recidiva da obesidade doze meses após a sua retirada (CARVALHO e cols., 2011).

Segundo Carvalho e cols. (2011), o BIG é indicado nos seguintes casos: 
  • Obesos refratários a tratamento clínico prévio (dieta, modificação comportamental, fármacos);
  • IMC entre 35 e 40 kg/m² (obesidade grau II);
  • IMC < 35 kg/m², com comorbidades;
  • Indicação para cirurgia bariátrica, mas com contra-indicação ou recusa à cirurgia;
  • Redução do risco anestésico-cirúrgico em doentes com indicação para cirurgia bariátrica ou  outro tipo de cirurgia (ortopédica, geral, dentre outras);
  • Redução do risco clínico de doenças crônicas graves e/ou incapacitantes (diabetes, doenças cardiovasculares, apneia obstrutiva do sono, dentre outras).
O BIG está contra-indicado em pacientes previamente submetidos à cirurgia bariátrica ou ressecção gástrica, em casos de úlceras, hérnia de hiato (>3cm), efermidades esôfago-gastro-duodenais não tratadas, disrtúrbios psiquiátricos, doença inflamatória intestinal não controlada, toxicodependência, etilismo, gestação e lactação (ALMEIDA e cols., 2006; CARVALHO e cols., 2011).

A princípio, eram comuns complicações graves, tais como obstrução intestinal e hemorragias. Atualmente, porém, estas complicações são raras e o BIG é seguro e bem tolerado. Normalmente ocorrem queixas dispépticas e vômitos, os quais não devem ser persistentes, visto que pode causar desidratação, insuficiência renal e alterações do equilíbrio hidroeletrolítico como hipocalemia, obrigando à retirada do BIG (BISPO e cols., 2008; CARVALHO e cols., 2011).

O nutricionista tem a função de orientar sobre as mudanças que ocorrem na dieta após o procedimento. Devem ser feitas orientações quanto à evolução da dieta (dieta líquida, pastosa, branda e livre), escolhas alimentares, adequação das porções, mastigação adequada e fracionamento das refeições, objetivando a perda ponderal sem prejuízo nutricional (CARVALHO e cols., 2011).


Para acessar a bibliografia consultada, clique aqui.


Escrito por: Apoena Mendonça!

27/03/2012

Sanduíches chegam a ultrapassar 1000 calorias!

O Portal de Notícias TERRA divulgou os 24 sanduíches mais calóricos existentes no mercado! Eles chegam a ultrapassar 1000 calorias, que é um absurdo para uma única refeição!!! O consumo frequente de fast foods pode trazer sérias complicações à saúde, inclusive a obesidade, que têm crescido ascendentemente.

O ideal é evitar ao máximo esse consumo e quando isso não for possível, fazer escolhas mais saudáveis!


ALGUMAS DICAS:
1. Prestar atenção em todos os ingredientes e em seu tamanho;
2. Escolher os que têm mais saladas;
3. Optar por carnes magras e grelhadas;
4. Preferir os queijos brancos, pois possuem menos gorduras;
5. Evitar alimentos como: bacon, salsicha, etc;
6. Cuidado com o consumo exagerado de molhos e afins.


Para verificar quais são os sanduíches, clique aqui!

24/03/2012

Nova lei proíbe modelos desnutridas!

De acordo com o site Folha.com, uma nova lei israelense proíbe modelos extremamente magras. Foi estabelecido um limite de peso pelo Índice de Massa Corporal (IMC), onde as modelos não podem ser consideradas desnutridas. Além disso, essa lei ainda proíbe a utilização de programas de computador que fazem as modelos parecerem mais magras.

                                                                 
Para ler a notícia completa, clique aqui.





Escrito por: Apoena Mendonça!

22/03/2012

Broto de feijão!

No Brasil, o consumo de broto de feijão ainda não é muito difundido. Entretanto, com o aumento na procura por alimentos saudáveis e naturais, esse vegetal tem sido cada vez mais consumido. 

Podem ser consumidos crus em saladas ou sanduíches, refogados rapidamente em óleo ou cozidos por 15 segundos em água fervente. Se forem fazer parte de pratos refogados devem ser acrescentados no término do cozimento. São deliciosos acompanhando saladas e preparações com carnes. 



Para acessar a matéria completa com o valor nutricional, clique aqui.


Escrito por: Apoena Mendonça!

17/03/2012

Trabalho exaustivo pode gerar compulsão alimentar!


De acordo com a Revista Veja, uma pesquisa do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional será publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrition e revelou que vida profissional exaustiva provoca vulnerabilidade à compulsão alimentar em mulheres. Elas descontam o estresse e a ansiedade na alimentação.


                                                                   
Para ler a notícia completa, clique aqui.


Fonte: Portal Nutrição em Foco!
Escrito por: Apoena Mendonça!

16/03/2012

Consumo de carne vermelha aumenta o risco de morte precoce!

Segundo a Revista Veja, uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, publicada no periódico Archives of Internal Medicine, revelou que o consumo de carne vermelha aumenta o risco de morte prematura em 13% e se essa carne for processada, o risco sobe para 20%. Os pesquisadores sugerem que redução no consumo também reduz as chances do aparecimento de doenças e, consequentemente, de mortalidade. 

                                                                
Para ler a notícia completa, clique aqui.




Escrito por: Apoena Mendonça!

12/03/2012

Conhecendo a dieta vegetariana!

Você sabia que existem quatro tipos de vegetarianos? É isso mesmo. Eles são divididos de acordo com o consumo de produtos de origem animal e quanto mais restritiva for, maiores podems ser os prejuízos nutricionais. São eles:
  • Vegans: excluem todos os alimentos de origem animal;
  • Lactovegetarianos: excluem as carnes e os ovos;
  • Ovolactovegetarianos: excluem somente as carnes;
  • Semivegetarianos: excluem somente as carnes vermelhas.
Uma pessoa pode se tornar vegetariana por inúmeros motivos, tais como: acreditar que é uma dieta mais saudável, por crenças religiosas, considerações econômicas ou simplesmente, por razões éticas ou ambientais.
 
Assim como tudo na vida, o vegetarianismo tem seus prós e contras. Ela pode sim ser uma dietasaudável e já temos inúmeros estudos que comprovam que ela reduz os índices de doenças crônicas não-transmissíveis. Só que para isso, é necessário que seus adeptos façam acompanhamento com nutricionista e médico.

Por outro lado, caso não haja acompanhamento, essa dieta pode acarretar algumas doenças, conhecidas como carências nutricionais. Isso porque ela é insuficiente em alguns nutrientes importantes, como: proteína, ferro, cálcio e vitamina B12 principalmente e, ainda, é rica em componentes que atrapalham a biodisponibilidade desses nutrientes, conhecidos como fatores antinutricionais.
 
Cabe ao nutricionista adequar a dieta, inserindo outros alimentos que possam ajudar a suprir as necessidades desses nutrientes ou até mesmo prescrever suplementos, caso seja necessário. Isso auxiliará na prevenção ou tratamento das carências nutricionais, promovendo a saúdedos adeptos da dieta.

Já o médico, entra com a suplementação em doses medicamentosas! Estas são necessárias quando o paciente faz a dieta por muito tempo sem acompanhamento.
 
Vale ressaltar que uma dieta vegetariana pode ser saudável, desde que tenha acompanhamento profissional. O nutricionista é o único profissional capacitado a cuidar da alimentação e uma dieta bem planejada pode maximizar os benefícios e minimizar os malefícios do vegetarianismo.


Escrito por: Apoena Mendonça!

05/03/2012

Dieta pobre em ômega-3 pode prejudicar o cérebro!

Segundo a Revista Veja, uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, publicada no periódico Neurology sugere que dietas pobres em ômega-3 pode antecipar o processo natural de envelhecimento do cérebro, acelerando a perda de memória e raciocínio. As fontes do nutriente são peixes, linhaça, castanha e azeite.



Para ler a notícia completa, clique aqui.



Escrito por: Apoena Mendonça!