Ads 468x60px

26/05/2011

Sementes de cominho são ricas em antioxidantes!

Segundo o Diário da Saúde, cientistas do Central Food Technological Research Institute, na Índia, descobriram que as sementes do cominho (Centratherum anthelminticum (L.) Kuntze) são ricas em antioxidantes, os quais eliminam os radicais livres, reduzem o estresse oxidativo e previnem doenças. Os cientistas concluíram que uma série de compostos fenólicos devem ser os responsáveis pela atividade antioxidante.

Para ler a notícia completa, clique aqui.


Escrito por Apoena Mendonça!

18/05/2011

Kiwi contém nutriente capaz de prevenir doenças!

Segundo o Portal de Notícias TERRA, um estudo publicado no periódico Daily Mail revelou que o kiwi dourado, uma espécie de kiwi, é a fruta mais rica em polifenóis (antioxidante) que são capazes de prevenir doenças provocadas pelo estresse oxidativo, associado a arteriosclerose, arritmias cardíacas, câncer, Alzheimer e Parkinson.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

12/05/2011

Conheça o Amaranto!

O amaranto é um alimento pouco conhecido no Brasil. Com o intuito de difundir o alimento, ele vem sendo empregado em preparações frequentemente consumidas pelos brasileiros. É comercializado na forma de flocos naturais, os quais podem ser ingeridos com frutas e iogurtes. Também pode ser utilizado na gastronomia como ingrediente de pães, bolos, doces, sopas, vitaminas e ainda, pode ser consumido como pipoca. Além disso, o grão pode ser consumido cru, processado ou moído (para ser ingerido como suspensão em água ou leite).

Por ser um alimento de alto valor nutritivo, sua farinha tem sido utilizada para enriquecer e fortificar cardápios de população de baixa renda e ainda é ótima alternativa para doentes celíacos, visto que o amaranto é isento de glúten. Outra vantagem da farinha é possuir sabor suave e não comprometer o sabor original das preparações.


O amaranto é caracterizado como alimento funcional, por sua capacidade de redução do níveis de colesterol sanguíneos. Em estudos in vitro e com modelos animais, foi comprovado que a proteína do amaranto é capaz de reduzir o colesterol plasmático, mostrando-se uma ótima opção de cereal já que as Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são crescentes e já tomaram importância em Saúde Pública.

Para ler a matéria completa e consultar o valor nutricional do alimento, clique aqui.

Fonte: Portal Nutrição em Foco!
Escrito por Apoena Mendonça!

04/05/2011

Gengibre pode ser eficaz contra náuseas!

Segundo o Portal de Notícias UOL, uma pesquisa publicada no portal Cochrane Database of Systematic Reviews revela que gengibre in natura ou em suplemento pode aliviar o desconforto das náuseas, como enjoo de mar, tratamento com quimioterapia, etc. Entretanto, o estudo mostra que quando se trata de gravidez e enjoo matinal, não parece eficaz.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

02/05/2011

Carência de vitamina D pode causar anemia em crianças!


Segundo o Diário da Saúde, cientistas do Centro Infantil Johns Hopkins e de outras instituições avaliaram mais de 9 mil crianças e jovens e, constataram que quanto menores os índices de vitamina D no corpo, mais baixos são os valores de hemoglobina, o que eleva as chances de anemia. Para cada 1 ng/ml a mais da vitamina, houve redução do risco de anemia em 3%.

Para ler a notícia completa, clique aqui.


Fontes de vitamina D:
  • Exposição solar (de preferência na parte da manhã - até 10h);
  • Alguns peixes (principalmente os gordurosos e de água salgada);
  • Ovos, leite e manteiga que contém pequenas quantidades e ainda podem ser enriquecidos.

Feijão-de-corda pode combater o câncer de mama

Segundo o Portal de Notícias R7, um estudo da Universidade de Brasília (UnB) realizado no Instituto de Ciências Biológicas da universidade, revelou que o feijão-de-corda pode ser uma nova alternativa para o tratamento do câncer da mama, visto que uma molécula encontrada nele é capaz de matar as células cancerígenas sem agredir as sadias.

Para ler a notícia completa, clique aqui.


Escrito por Apoena Mendonça