Ads 468x60px

31/03/2011

Suco de couve com abacaxi!


Ingredientes:

- 2 xícaras (chá) de abacaxi picado
- 1 folha de couve nova, lavada e picada
- Suco de ½ limão
- 1 ½ colher (sopa) de açúcar mascavo
- 2 xícaras (chá) de água gelada




Modo de preparo:

Bater no liquidificador o abacaxi, a folha de couve, o suco de limão, o açúcar mascavo e a água gelada até que fique homogêneo. Servir gelado.


Obs.: Você pode substituir o açúcar mascavo por outro ingrediente de sua preferência!

26/03/2011

Nutrição X Nutrologia X Endocrinologia

Várias pessoas confundem a função destes profissionais. Tentarei aqui clarear um pouco as idéias.

Para receber o título de nutricionista, é necessário graduação de 4 a 5 anos no curso de Nutrição. Esse profissional pode atuar em: Clínica (Consultório, Hospital, Home Care, Personal Dieter, Personal Baby, Creche), Esportiva (Consultório, Academias, Clubes Desportivos), Saúde Pública (Ambulatórios, Grupos de prevenção e tratamento de enfermidades, Estratégia Saúde da Família - ESF), Alimentação Coletiva (Restaurantes, Hotéis, Escolas, Empórios e qualquer serviço que forneça alimentos e refeições), Marketing (Promoção de alimentos e suplementos, Esclarecimento sobre alimentos e suplementos em pontos de venda), Indústria (Pesquisa e Desenvolvimento de produtos, Controle de qualidade) e Docência (Universidades, Supervisão de estágio em qualquer uma das áreas de atuação). Ele pode atuar como Funcionário, Consultor ou Assessor e, em conjunto com outros profissionais, tais como: gastrônomos, psicólogos, médicos, enfermeiros e educadores físicos. É super importante ressaltar que o nutricionista pode atuar em mais de uma área em um mesmo local, por exemplo: em uma creche, ele pode fazer o cardápio (Alimentação Coletiva) e fazer o atendimento nutricional das crianças (Clínica). Um nutricionista prescreve dieta individualizada para indivíduos saudáveis ou enfermos, atentando-se para a necessidade de cada paciente. Pode suplementar nutrientes caso seja necessário, mas o foco é o alimento. Esse profissional está voltado para a promoção, manutenção e recuperação da saúde dos pacientes e preocupa-se com as preferências, o poder aquisitivo, o acesso, dentre outros quesitos.

A Nutrologia é um ramo da Medicina, que se preocupa em estudar, pesquisar e avaliar os nutrientes nos alimentos, na alimentação e no nosso organismo, tanto em condições de saúde como de doença. Os nutrólogos assumem um papel importante na redução de risco de doenças crônicas não-transmissíveis que figuram entre as principais causas de morte nos dias de hoje, como a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes mellitus e o câncer. As áreas de atuação reconhecidas são: Nutrição Enteral e Parenteral para crianças e adultos e, Nutrologia Pediátrica. Os médicos devem fazer Residência em Nutrologia com duração de 2 anos, sendo que esta tem pré-requisito de 2 anos de Residência em Clínica Médica ou Cirúrgica. O título de especialista é obtido através de currículo + aprovação na prova de título de especialista.
Endocrinologia é uma especialidade médica que investiga os transtornos das glândulas endócrinas (que secretam hormônios no sangue). Um endocrinologista tem a função de: tratar o câncer, a obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratar e acompanhar pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas à deficiência ou ao excesso de suco gástrico. Os médicos devem fazer, no mínimo, 1 ano de Residência em Clínica Médica e 2 anos de Residência em Endocrinologia. O título de especialista é obtido através de currículo + aprovação na prova de título de especialista.

17/03/2011

Importância das FIBRAS!

Quem nunca ouviu falar nas famosas fibras?! Mas infelizmente, a maioria das pessoas não fazem noção de sua devida importância!

As fibras são substâncias de origem vegetal, as quais não são nem digeridas e nem absorvidas no nosso organismo. Não fornecem calorias e proporcionam sensação de saciedade (pois retardam o esvaziamento gástrico), auxiliando no controle de peso. Elas são capazes de reduzir o nível de glicose e colesterol sanguíneos e ainda, interferem no trânsito intestinal.

Temos dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As insolúveis aumentam o bolo fecal e estimulam o bom funcionamento intestinal, evitando a constipação. Ex.: verduras, farelo de trigo e cereais integrais. E as solúveis, que retardam a absorção de glicose, proporcionam maior saciedade, reduzem o colesterol sanguíneo e ainda, protegem contra o câncer de intestino. Ex.: frutas, verduras e leguminosas.

Vale lembrar que as frutas e verduras devem ser consumidas in natura e com as cascas, quando possível, a fim de favorecer a oferta de fibras.

Para indivíduos saudáveis, o ideal é consumir de 20 a 30g de fibras por dia. Entretanto, elas devem ser prescritas por seu nutricionista, visto que em excesso podem comprometer a absorção de alguns nutrientes (como por exemplo, o zinco e o ferro) e ainda, causar desconfortos.

A ingestão de água é fundamental para que as fibras possam entrar em ação!

12/03/2011

Os peixes na alimentação!

É tempo de quaresma e muitas pessoas fazem penitências com alimentos. Mas a minha intenção aqui não é falar de religião, e sim dos peixes, visto que a maioria das pessoas não comem carnes mas comem peixes! A semana santa mesmo, é considerada a semana do peixe. Mas não seria mais interessante O PEIXE DA SEMANA?? Seria muito bom se todos conseguissem consumi-los ao menos uma vez na semana.

Os peixes são ricos em nutrientes essenciais no bom funcionamento do organismo. Tem menos gordura do que os demais tipos de carne e alguns, principalmente os de água fria (salmão, atum, sardinha, bacalhau, etc), são ricos em ômega-3 que é uma gordura poliinsaturada. Essa gordura não é produzida no nosso organismo e por isso, deve ser ingerida através da dieta. O ômega 3 auxilia na redução dos níveis de triglicérides e de colesterol no sangue. Essa gordura também pode ser encontrada em castanhas e óleos vegetais (soja, canola, etc).

OBS.: A digestão do peixe é mais facilitada do que das demais carnes, pelo fato de ter menos gordura!

O ideal é consumir os peixes assados e ensopados, evitando as frituras.



Segue algumas receitas saborosas:
Merluza a galega
Salmão assado
Strogonoffe de salmão
Salmão ao chá verde com molho de maçã